terça-feira, 22 de julho de 2008

Psicotécnico

Alguém poderia me explicar de qual é a do teste psicotécnico realizado, frequentemente nos jovens de 18 anos que tem o intuito de adquirir uma carteira de habilitação, isto é, falando sob o ponto de vista legal de todo o processo?

Um testezinho mixuruca, que de início já deixa com a pulga atrás da orelha, ao reparar no valor do mesmo, 252 reais cravados, assim, não é nem 250 e muito menos 255, de uma precisão cirúrgica, os exatos 252 reais, acho que só de ficar debatendo o porquê desta quantia eu já seria psicotecnicamente reprovado.

Falando em reprovações, surge a coisa mais intrigante de todas, na verdade, a segunda mais intrigante, não sei por que, mas estes 252 me deixaram bastante encucado... Enfim, é chegada a hora de falar sobre o Teste propriamente dito.

A avaliação em si consiste basicamente em duas etapas, o primeiro consiste na observação de figuras e associação das mesmas e dizer se são semelhantes ou não, teste de extrema complexidade, e mistério, que por conta do mesmo, não irei falar sobre este aqui, mas, com o intuito de ilustrar melhor o quadro, darei um exemplo equivalente aos exercícios cobrados: Questão 27: as figuras a seguir são semelhantes? – então é mostrada a figura de um grupo de negros de um lado da folha e do outro uma porção de homens encapuzados do ku klux klan.

Já a segunda etapa, procura observar e avaliar uma habilidade extremamente útil e requisitada durante a direção, seja ela no meio urbano dirigindo um carro esporte, ou no campo, dirigindo um trator, é a incrível, útil e formidável habilidade automobilística de desenhar!

A coisa acontece mais ou menos assim, pedem para que façam desenhos mais complexos que a pintura da capela sistina, como por exemplo, bolas, quadrados, e escadinhas, e quando se pensa que a situação em si, além de ser extremamente difícil, também ser muito perigosa, ela piora, é então dado o comando de realizar os mesmos desenhos de olhos fechados. Depois disso, pronto, uma pessoa altamente gabaritada psicotecnicamente falando vai analisar seus desenhos e dizer se está aprovado, então é só marcar as aulas práticas e esperar o próximo texto sobre o processo de habilitação de carteira de habilitação, agora, se o resultado for uma reprovação, leia mais sobre este tema no parágrafo a seguir.

Fazer o que né? Nem sempre a vida se obtém apenas conquistas, isto é, olhando sob o ponto de vista legal de todo o processo chamado Vida. Frequentemente acontece de a pessoa ser reprovada por ter errado na hora da associação das imagens, como por exemplo, ao relacionar um homem e um travesti, o que é algo biologicamente errado, assim, a menos que você seja o fenômeno, do contrário a premissa é verdadeira, mas o grande campeão de reprovações é o teste dos desenhos, resultado que várias vezes é contestado sem fundamentos, uma vez que a arte de avaliar desenhos é algo totalmente imparcial, sem contar nas inúmeras técnicas e regras existentes e nos fóruns onde pessoas altamente gabaritadas discorrem sobre a análise de tais desenhos. Simplesmente o tal fulano altamente gabaritado psicotecnicamente falando, baseado nas mais complexas artes de se analisar desenhos em testes psicotécnicos julga que por não conseguir desenhar uma cricunferência totalmente perfeita ou uma escada meio torta ela é doida ou psicotecnicamente instável, ou sei lá qual o termo mais apropriado e acaba presenteando a pessoa com uma bela reprovação.

Se o avaliador fosse capaz de ler os pensamentos da pessoa a ser avaliada durante os desenhos, ele compreenderia o por que do mesmo ter sido reprovado, pois ao fechar os olhos e começar a realizar os desenho a mente, do individuo, algo tao fabuloso quanto a incrível técnica de avaliar desenhos, começa a digerir o primeiro enigma de todos e acaba se desligando das outras tarefas, vindo inclusive a prejudicar as ações psicomotoras, eis aqui o pensamento - "puta que pariu, não acredito que estou pagando tão caro pra fazer este teste, e o pior, são 252 mangos, opa, peraê 252 reais? pq não 250 ou 255?!".

7 comentários:

Tamy disse...

psicotecnicamente aprovado (Y)

Unknown disse...

Porra véi...
Eu não quero gente que desenha escadinha, bolinha simetricamente e com as duas mãos ao mesmo tempo por aí dirigindo.

»«Dédi»« disse...

Hááá..
que porcaria.. 252 conto por isso?!?!?!
faço isso em casa, peço pro meu priminho fazer e mando lá pra eles..

Oooras.. se eu fechar os olhos minha escada vai virar um unicórnio mágico. hunf.

Anônimo disse...

Cara, eu fiz esse teste ridículo! Depois fui ler sobre ele, e o que li é mais ridículo ainda. Eu fiz o que tem os tracinhos: se os tracinhos tiveram espessura diferente, isso significa que você tem problemas emocionais. Caraca... então sou doida desde o berçario, porque eu só consigo escrever com lápis, usando a ponta fina, quando engrossa eu mudo de posição. Eu não escrevo com lápis, menos ainda FaberCastell, a séculos, mas fui obrigada a fazer o tal teste a lápis. Porque não há caneta. Pela contabilidade que eu fiz, com nível superior, vou ser retardada e improdutiva.... KKKKKKKK!!! Tudo porque quis fazer os tais tracinhos bonitinhos, certinhos! Afê... é ridículo. Já pensou: se você rodar o bambolê 100x = idiota, 200x = mias ou menos, 600x = inteligente, 1200x gênio. E ainda tem o tal tonus muscular... quer dizer que se eu não fizer os tracinhos com a força que eles acham que eu devo ter, não terei força para guiar um carrro. Afê... vou deixar de fazer musculação na academia... melhor, vou sair da academia então.. Só no Brasil mesmo.

Anônimo disse...

Não. E ainda tem o fato de que você vai dirigir de olhos fechados, vai andar em círculos e escadinha na estrada.

Anônimo disse...

aiii, eu fiz esse teste ontem, a mulher pediu pra eu fazer bolinhas e ir subindo, só que na hora que ela tapou meus olhos, eu fiz tudo: estrela, triângulo, quadrado.. menos bolinha ;/

GeoNascimento disse...

É cara... intrigante... Foda mesmo eh ser reprovado duas vezes por naum conseguir desenhos as merdas duns tracinhos alinhados, do mesmo tamanho, na msma dstância... Sem contar q tm q ser na msm quntidad em cada espaço d tempo q a 'psicóloga' manda separar os jah feitos do resto...
Ql o proposito dsso td? por acaso vou parar pra desenhar no asfalto?