domingo, 3 de agosto de 2008

11.705

A Lei 11.705, ou Lei Seca, para os íntimos, é a lei que não quer sair da boca do povo. É uma falação em rodas de amigos nas universidade, nos bares e em locais de trabalho, todos só sabem falar dessa maldita (ou seria bendita?!) lei.

Vários números de pesquisas indicam que os de acidentes de trânsito por conta do goró caíram vertiginosamente por conta desta nova lei. Acontece que outros dados das mesmas instituições de pesquisas mostram que 1/3 dos acidentes é provocado pela ingestão de alcool. Então, matematicamente falando, as chances de você causar algum acidente diminuem em 2/3 se vc tomar umas.

Enfim, indepentende dessas pesquisas, que pra mim, tem tanto crédito quanto as dicas de moda da capricho ou os comentários do Galvão, do tipo "na partida de 1987, o Brasil estava ganhando de 3x1 da Tunísia e usava meiões verdes" (sim, e daí, Galvão?) a lei veio e tem dado no que falar.

A questão é: por que o motivo de tanta falação? Afinal, dirigir embriagado sempre foi um ato passível de infração, então para que tanto alarde?

Acredito que tanta conversa não seja por conta das penalidades: multa de 900 mangos ou a reclusão de até 3 anos, aliás, talvez até seja este o pretexto para tal borburinho, mas o cerne de tanta papagaiada está na até então marcação colada da fiscalização que em plena quarta feira já entra em campo pra jogar pesado, e ai de quem sequer tomar uma tacinha de vinho.

As tais estatísticas criticadas ali em cima, sobre a eficiência da nova lei não se deve à verdadeira acatação pública, o povo não parou de beber porquê virou lei, mas sim pelo fato de ter medo da fiscalização, afinal, Antisépticos Bucais e até mesmo os aparentemente inocentes Bombons de Licor podem fazer com que uma pessoa seja detida no bafômetro.

(Já vi tudo, vou ter de andar com várias caixas de bombons e trufas, juntamente com aquelas garrafas de 1 litro de listerine no banco do passageiro, na pior das hipóteses, ao ser abordado por um guarda eu bafejarei um doce e refrescante hálito de Eucalípto)

Fato é que o brasileiro não respeita a lei mas sim teme a fiscalização, tanto que algumas medidas foram tomadas para driblar a marcação cerrada. A mais famosa delas é a Supracitada "Corrente do Goró", que consiste na corrente de e-mails e torpedos de celulares onde os amigos enviam uns aos outros notificações sobre os locais que estão correndo blitz, para que as mesmas possam ser evitadas.

Um amigo meu já tem outra postura, com celular quebrado, ele decidiu que só bebe pela Asa Norte e que dirige pelas entre-quadras, locais que nunca ocorrem blitz - "e vc acha né que eu vou deixar de ficar dôidicana?!"

Aparentemente novas medidas estão sendo tomadas por parte do governo para combater essa tal corrente do Goró, ouvi algumas pessoas dizendo que agora a fiscalização ocorre à paisana. Ontem mesmo eu ouvi falar de um cara que foi pego dirigindo bêbado por ter vacilado, o vacilo não foi ter bebido, mas sim não ter reparado no cone da blitz que estava à paisana, com bonezinho virado pra trás e bermuda florida, todo dissimulado o malandrinho.

12 comentários:

Mohamed disse...

Opa, não foi incômodo nenhum, não, rapaz. Precisando de alguma coisa, é só avisar.

Seguinte, Seu Hugo, se esse domínio do PorKaria for o quê eu tô pensando, talvez seja difícil conseguir, mas de qualquer não custa nada tentar bater um migué nele, prometer um jantarzinho romântico, uma cesta básica, que talvez ele acabe cedendo.

E-mail e MSN: porkaria@gmail.com.
Mas no MSN raramente entra. É mais fácil encontrá-lo no bate papo do gmail mesmo.

Beleza então, truta?

E, finalizando, essa lei seca veio pra cabá de lascá tudo mesmo. Esses dias eu tava tomando umas mardita com o PorKaria, e se eu passasse por alguma blitz, do jeito que tava dirigindo, não ia precisar de bafômetro, de cheirômetro, de merda nenhuma. Eu já ia descer logo com os braços esticados pra botarem a algema mesmo.

E valeu por tornar-se mais um leitor e nos fazer sair da brilhante marca de 0 a 3 visitantes por dia.

Mas beleza, agora tô vazando porque já tô pensando que isso aqui é meu diário. E pode apagar este comentário depois se quiser.

OBS.: PorKaria, eu sei que você vai ler o comentário do cara é e vir parar aqui. Então devolva minha meia-calça, por favor.

Anônimo disse...

O esquema pra quem mora na asa norte é ir pros bares de bike... e, ainda assim, andar pelas entre-quadras.. aehuaeheauhe

Anônimo disse...

ah...seja feliz sem beber.
Mais simples, mais barato.

Anônimo disse...

kkk gostei do final..

Agora falando sério, a gente acaba sem saber se a lei está dando certo por causa da fiscalização ou porque as pessoas realmente pararam de beber (ou não).
Enfim, essa fiscalização e punição veio a calhar na hora certa, na minha opinião...Se é a coerção que funciona de imediato, então que a usem!

Ah, quanto ao bombom, disseram-me que há uma quantidade de álcool que eles admitem,~é a quantidade que bombons, remédios e pequenas coisas como essas possuem..

=*

Juliano M. Pellicano disse...

Prezado Hugo,
parte das pesquisas são a interpretação dos resultados. Quando dizem que dos acidentes 1/3 está relacionado ao uso de álcool e 2/3 ao não uso de álcool, não implica necessariamente no fato do álcool ser um fator protetor. Para isto, deve-se analisar qual o prejuízo que o álcool causou nos que estavam bêbados; muitos bateriam o veículo estando bêbados ou não. O fato é que provavelmente, tirando o álcool da galera, o número de acidentes se reduziria! Com a redução, por exemplo,a televisão mostraria que o número de acidentes relacionados ao álcool não representaria mais 1/3 dos acidentes, mas 1/14, já que a exposição da sociedade reduziu, o que não implicaria MESMO em afirmar que beber é mais seguro; Vou dar aqui outro breve exemplo:
"Comer pão torna as pessoas violentas - pesquisadores da Harvard University of Medicine realizaram um inquérito envolvendo todos os prisioneiros estadosunidenses em regime de prisão por agressão e constataram que 97% deles tinham ingerido pão nas últimas 24 horas antes de seu delito." Viu como pesquisas podem atender a interesses específicos se não forem analisadas corretamente?
Espero que a exposição do seu raciocínio 1/3 e 2/3 tenha sido só referência a uma piada já reverberante nas mesas do pôr-do-Sol, e não a defesa de um ponto de vista!
Bjux, primuxo! S2

Hugon disse...

Juju,
o intuito de fazer menção a tais estatísticas foi apenas para dar uma colocação sardônica exotérica cabalística ao texto.

Sabo bem da malemlencia dos numeros estatisticos, e mais malemolentes ainda sao aqueles que se utilizam dos mesmos para suas próprias finalidades..

aquele clássico caso: uma escolinha xumbreca de uma turma de ensino médio tem apenas um aluno inscrito no vestibular e acontece do mesmo passar no certame. A escola poderia muito bem fazer uma propaganda baseada nesse acontecimento, seria bem assim: "100% de índice de aprovação no utlimo vestibular" - bem, o grande sábio publicitário marketeiro de plantão não estaria mentindo...

mesmo assim, valew pelo toque. Assim, não imagino que eu venha utilizar esse espaço para publicação de pesquisas sérias e dados estatísticos modeladores do padrão de vida humano, mas nuca se sabe né...

Tamy disse...

tá ficando famoso ;]

Anônimo disse...

É como se estivesse lendo um texto de minha autoria.
Gostei. :)

Hugon disse...

puxa...
meu mundo ruiu...
pensei q meus textos fossem singulares, sendo bom ou ruim, sempre pensei q ninguem escrevesse igual a mim...

Tamy disse...

ninguém escreve como vc! ;)

Hugon disse...

Ah, talita,
nao sei se vc vai ler isso..
mas...

enfim,
brincadeiras a parte,
eu ficaria bem afim de ler alguma coisa q vc escreveu...

=]

»«Dédi»« disse...

sábio foi aquele quem perguntou:

"Mas sim, tenho uma dúvida bíblica para vc, Senhor Deputado:
-Jesus transformou água em fanta uva?- "